• ImunoClin

O câncer é uma doença genética. Mas será que ele é hereditário?

O câncer é uma doença que gera dúvidas para milhares de pessoas. Em função disso, são criados vários mitos ao redor da doença e, um deles, é que todo o câncer é hereditário.


O câncer é uma doença genética, ou seja, originadas a partir de uma alteração no material genético, podendo ser desde o nascimento ou por alterações apresentadas ao longo da vida por exposição à radiação, infecção, toxinas e outros fatores.


Então isso quer dizer que nenhum câncer é hereditário?


Não exatamente. Apesar de não ser muito comum e representar apenas 5% a 10% de todos os casos, existem cânceres que são transmitidos de pais para filhos. Atualmente, por meio de testes genéticos que identificam alterações específicas no material genético coletado por sangue, saliva ou outros tecidos, é possível identificar mutações causadoras de síndromes hereditárias de câncer.


Câncer de mama triplo negativo, câncer de mama em homens, câncer de ovário, câncer colorretal, câncer gástrico do tipo difuso e tumores adrenocorticais em crianças são alguns tipos que chamam a atenção por estarem relacionados às formas hereditárias.


Infelizmente, não é possível evitar o surgimento do câncer, mas a identificação precoce de um tumor melhora as chances de cura do paciente. Além de, em alguns casos, existir medidas que reduzem os riscos, como a realização de cirurgias.




26 visualizações

Posts recentes

Ver tudo