• ImunoClin

Cuidados com a saúde de pacientes oncológicos

Atualizado: Jun 19

Com a chegada do frio os cuidados com a saúde de pacientes oncológicos precisam ser redobrados. No inverno, aumentam os casos de infecções respiratórias ocasionadas por vírus e bactérias e os pacientes em tratamento de um câncer precisam ter maior atenção porque com a imunidade baixa ficam mais suscetíveis e com riscos de complicações mais graves do que a população em geral.

Neste ano além das doenças típicas do inverno estamos vivendo também a pandemia do novo Coronavírus, portanto os cuidados devem ser redobrados já que estudos internacionais demonstram mortalidade superior por COVID19 na população Oncológica.

Entretanto os tratamentos para o câncer devem ser mantidos e possíveis adaptações devem ser discutidas entre paciente e equipe médica, sempre levando em consideração o possível agravamento da doença em virtude de atrasos no tratamento.

Alguns grupos de pacientes com câncer estão sujeitos a mais complicações como pacientes hematológicos, sobretudo os que se submeteram a transplante de medula, pois a imunidade desses pacientes é muito afetada.

É importante ressaltar que os pacientes oncológicos não devem adiar seu tratamento por receio de contaminação. Na ImunoClin estamos atentos às mudanças no cenário do Coronavírus, trabalhando continuamente para aumentar a segurança dos nossos pacientes, colaboradores e corpo clínico.

Veja algumas dicas que preparamos para este momento:

• Opte por roupas confortáveis e dê preferência roupas feitas de lã.

• Use gorros, boinas ou até mesmo o capuz do casaco, quando for sair à rua.

• Aproveite para tomar sopas e chás cuidando a temperatura para não se queimar.

• Os banhos quentes são bem relaxantes, mas tenha atenção com a pele. Os tratamentos podem ressecá-la e a água muito quente pode ser prejudicial.

• Use máscara ao sair, evite aglomerações, deixe o ambiente arejado e não esqueça de beber bastante água.

A vacina contra a gripe é uma importante aliada neste momento. Cuide-se e, se precisar, conte com a ImunoClin.


Autora: Dra. Camila Tombini

Médica Oncologista da ImunoClin


23 visualizações

UNIDADE VIVA OPEN MALL:

Av. Nilo Peçanha, 3228 
Porto Alegre / RS

UNIDADE NILO SQUARE:

Av. Nilo Peçanha, 3361
Porto Alegre / RS

Responsabilidade Técnica: Dr.  Alexei Peter dos Santos - Médico Oncologista CRM 24197

Copyrights Imunoclin 2020