• ImunoClin

Principais dúvidas sobre a Vacina da Gripe

A vacina da gripe causa gripe?

A vacina da gripe não causa gripe, pois somente partes do vírus entram em sua composição, tornando-o inativo. Porém, o agente imunizante pode levar até 3 semanas para fazer efeito. Por isso, quanto antes o organismo receber a vacina, melhor para a sua saúde. Além disso, algumas pessoas que relatam sintomas como coriza, espirros e cansaço após a vacinação podem ter sido expostas a agentes microscópicos, causadores do resfriado comum, muito diferente do vírus da gripe.


Por que devo me vacinar contra a gripe todos os anos?

Porque, ao contrário de outras doenças para as quais uma vacina só é capaz de imunizar pelo resto da vida, o vírus Influenza é capaz de se modificar, fazendo com que o nosso sistema imunológico não o reconheça e, portanto, não saiba como expulsá-lo do corpo. A vacina da gripe estimula a produção de anticorpos que impedirão o avanço da infecção, caso o organismo entre em contato com o vírus.


Contra quais tipos de vírus a vacina age?

A definição das cepas do vírus influenza que devem compor as vacinas é feita anualmente pela OMS. Apenas o vírus H1N1 se manteve o mesmo do ano passado. O H3N2 e os tipos B, linhagem Victoria e Yamagata foram atualizados.


A vacina da gripe imuniza contra vírus específicos causadores da doença, sendo eles: H1N1, H3N2 e um ou dois tipos B.

Após vacinada, mesmo que a pessoa seja infectada, a tendência é apresentar uma forma bem mais branda da gripe e sintomas muito mais leves. E não há motivo para preocupação: a vacina não causa gripe, pois ela insere no corpo o vírus inativo.


1 visualização

UNIDADE VIVA OPEN MALL:

Av. Nilo Peçanha, 3228 
Porto Alegre / RS

UNIDADE NILO SQUARE:

Av. Nilo Peçanha, 3361
Porto Alegre / RS

Responsabilidade Técnica: Dr.  Alexei Peter dos Santos - Médico Oncologista CRM 24197

Copyrights Imunoclin 2020