- ImunoClin
Rachadura nos Pés – Tratamento Oncológico
O tratamento quimioterápico é um tratamento oncológico feito com o uso de diferentes medicamentos isolados ou combinados para inibir o crescimento de tumores e combatê-los. Porém, esses tratamentos trazem efeitos colaterais observados em alguns pacientes, como a síndrome mão-pé (eritrodisestesia palmo-plantar).
Esta síndrome, é um efeito colateral causado por alguns quimioterápicos e por algumas drogas de alvo molecular, que pode acometer a pele das mãos e/ou dos pés dos pacientes, tornando-a seca. Entre os quimioterápicos que mais frequentemente podem causar a síndrome mão-pé:
• Capecitabina;
• Doxorrubicina lipossomal;
• Fluorouracil;
• Sorafenibe;
Em sua fase moderada, os sintomas são a vermelhidão, o inchaço e a sensação de formigamento ou queimação. Já na fase mais grave, o ressecamento pode impossibilitar atividades corriqueiras, como rachadura ou descamação da pele, feridas, dor intensa e dificuldade para andar ou usar as mãos. Por isso, é importante que o paciente comece a cuidar da hidratação da pele antes de iniciar o tratamento, a fim de proteger o organismo contra esses efeitos colaterais. Se os cuidados forem feitos da forma correta, esses efeitos aparecerão somente no final do tratamento, quando ele está prestes a terminar, ou não aparecerão.
Para que esses sintomas possam ser evitados, é preciso seguir algumas recomendações:
1. Limpeza da pele com sabonetes que não contenham parabenos ou tenham o pH da pele;
2. Hidratação mais intensa nas áreas mais ressecadas, como pés, mãos, cotovelos e joelhos;
3. Usar de calçados confortáveis;
4. Não utilizar água quente para lavagem dos locais afetados;
Caso sinta algum sintoma, consulte um médico especialista.