• ImunoClin

Radio X Quimio

Ao se depararem com um diagnóstico de câncer, os principais tipos de tratamento indicados pelos médicos aos pacientes são a radioterapia e a quimioterapia. Apesar dos nomes muito conhecidos, nem todo mundo conhece as diferenças entre esses dois tratamentos. Por isso, hoje vamos explicar melhor sobre cada um deles, suas principais características, como agem no organismo e quais são seus efeitos.


A Radioterapia é o principal tratamento utilizado em casos onde não há metástase, ou seja, quando o tumor não se espalhou para outras partes do corpo e a doença não chegou à sua fase avançada. É um método local/regional, feito através de aplicação de radiações ionizantes diretamente no local do tumor, na intenção de erradicar as células tumorais e impedir que elas se reproduzam.


Já a Quimioterapia utiliza compostos químicos no tratamento da doença, que são aplicados para se misturarem à corrente sanguínea do paciente e destruir células doentes, responsáveis pela formação de tumores, e impedir que elas se espalhem pelo restante do corpo. Este método utiliza vários medicamentos denominados como quimioterápicos, e a administração destes pode ser feita de várias formas, como via oral, intravenosa ou subcutânea.


O paciente em tratamento quimioterápico pode manter suas atividades e seguir sua rotina diária, mas alguns efeitos indesejáveis podem ocorrer, como fraqueza, tonteiras e enjoos. A escolha do tratamento mais adequado depende do estado de saúde do paciente, estágio da doença, a extensão do tumor e sua localização.


Lembre-se! Em caso de dúvidas procure atendimento médico.




11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

UNIDADE VIVA OPEN MALL:

Av. Nilo Peçanha, 3228 
Porto Alegre / RS

RT: Dr.  Alexei Peter dos Santos

Médico Oncologista  -  CRM 24197

UNIDADE NILO SQUARE:

Av. Nilo Peçanha, 3349
Porto Alegre / RS

Trabalhe Conosco:

Clique aqui para enviar seu currículo

Copyrights Imunoclin 2021 - Site Criado por Grupo MS Design