• ImunoClin

A importância do uso de máscaras para pacientes em tratamento oncológico

Pacientes oncológicos, especialmente os que estão em vigência de tratamento com medicações imunossupressoras como quimioterapia, estão mais propensos a contraírem doenças infectocontagiosas. Por neste motivo é importante que tenham cuidados redobrados utilizando alguns métodos de prevenção. O Ministério da Saúde recomenda que para diminuir a exposição ao novo coronavírus todos devem utilizar máscaras caseiras ao saírem de casa. Atenção especial as pessoas do grupo de risco, como os pacientes em tratamento para o câncer ou outras doenças que utilizem medicações que podem diminuir o sistema imunológico.


O uso de máscara é individual, deve tapar o nariz e a boca, deve ser trocada a cada duas horas e após o uso, ser higienizada com água sanitária. Esta é uma forma de prevenção também contra outros tipos de síndromes gripais.


Lembrando que, sempre que possível, é melhor permanecer em casa, evitar aglomerações e higienizar as mãos frequentemente com álcool gel 70% ou água e sabão;


E as sessões de quimioterapia durante a pandemia?


A orientação é para que os pacientes não interrompam seus tratamentos. Caso apresente sintomas sugestivos de infecção pelo coronavírus, como febre, coriza, tosse seca e falta de ar, entrar em contato imediato com seu médico ou procurar um serviço de saúde.


Autora: Dra. Camila Tombini

Médica Oncologista da ImunoClin


26 visualizações

UNIDADE VIVA OPEN MALL:

Av. Nilo Peçanha, 3228 
Porto Alegre / RS

UNIDADE NILO SQUARE:

Av. Nilo Peçanha, 3361
Porto Alegre / RS

Responsabilidade Técnica: Dr.  Alexei Peter dos Santos - Médico Oncologista CRM 24197

Copyrights Imunoclin 2020