• ImunoClin

Saiba mais sobre as vacinas para pacientes oncológicos

As vacinas são tratamentos conhecidos e muito populares no campo da saúde. Porém, no caso do câncer, sabemos que o organismo é enfraquecido e as possibilidades de novas doenças e complicações podem acontecer. Trazemos aqui importantes pontos a serem analisados antes de tomar alguma vacina.

As chamadas vacinas atenuadas (contra sarampo, rubéola, varicela, febre amarela, herpes zoster, poliomielite, rotavírus e BCG) devem ser evitadas. Como o paciente com câncer é um paciente no qual o sistema imunológico está “fraco”, devido a presença do câncer que debilita as energias do organismo, o uso dessas vacinas pode implicar em risco de desenvolvimento de doença.

As vacinas fabricadas com bactérias ou vírus mortos não causam nenhum problema para a pessoa em tratamento. A questão é que, após o início da quimioterapia, a imunização não é tão eficiente, já que o sistema imune está fraco e não consegue produzir a quantidade de anticorpos como uma pessoa com a saúde plena. Daí vem a importância de todos sempre manterem o seu cartão de vacinação atualizado para sua idade.

Essas vacinas são chamadas de inativadas, pois não imitam a doença. O que elas fazem é enganar o sistema imunológico a partir de um agente infeccioso morto. O corpo acredita que a ameaça é real e desencadeia o processo de proteção, criando anticorpos necessários para a defesa do organismo. Estas vacinas são consideradas sem risco de causar infecção em pessoas imunossuprimidas e com sistema imunológico fragilizado.

Dessa maneira, as vacinas que os pacientes oncológicos podem tomar, são:

• Influenza (gripe)

• DTP (coqueluche, difteria, tétano)

• Hepatite A e combinações

• Hepatite B e combinações

• Meningocócicas

• Pneumocócica

• HPV

Você sabia que existe um calendário vacinal específico para pacientes em tratamento?


Acesse sbim.org.br/publicacoes/guias/1138-calendarios-de-vacinacao-sbim-pacientes-especiais-2019-2020 para baixá-lo.




UNIDADE VIVA OPEN MALL:

Av. Nilo Peçanha, 3228 
Porto Alegre / RS

UNIDADE NILO SQUARE:

Av. Nilo Peçanha, 3361
Porto Alegre / RS

Responsabilidade Técnica: Dr.  Alexei Peter dos Santos - Médico Oncologista CRM 24197

Copyrights Imunoclin 2020